segunda-feira, 28 de julho de 2008

A título de curiosidade

Nota do historiador Padre Antonio Gomes de Araújo em Raízes Sergipanas, Revista Itaytera, vol. III, 1957:
1 - “Antonio Ferreira Lobo, casado com Rita Perpétua (liv. de reg. de Batizados, paróquia do Crato, 1845-49). Imigrado nesta terra no atual distrito de Muriti (ex-Buriti), onde se tornara sitiante, cultivador de cana e industrial de rapadura. É o tronco dos Lobos deste distrito. Contam-se, entre seus descendentes, Otacílio de Macedo, médico, jornalista e ex-diretor do semanário Gazeta do Cariri; Brigadeiro da Aeronáutica Brasileira, José Macedo; José Denizard de Macedo, professor de História do Brasil na Escola Preparatória de Cadetes, do Ceará; Dr. Geraldo Lobo, agrônomo; Cícero Lobo, tabelião aposentado, Varão de Plutarco, objeto de veneração e respeito de todos os cratenses; Frei Agatângelo, capuchinho filho do precedente.”
2 - “... Cel. Antonio Ferreira Lobo, foi presidente da Câmara Municipal de Crato, função que ocupou em 1889 e integrou os quadros da Guarda Nacional da Comarca de Crato.”
Informa Irineu Pinheiro “Em 1880 construiu Antonio Ferreira Lobo uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, no Sítio Buriti. Benzeu-a o vigário Manoel Joaqui Aires do Nascimento. Abandonaram-na em 1929 por se ter tornado inconveniente o local situado em terras de brejo.
Na capela do Buriti foram sepultadas várias pessoas da família...”
(O CARIRI, Fortaleza-Ce, 1950, pag. 245).
Informação obtida do livro Pedro Luna - Antepassados e Descendentes - Autora Maria Anilda Figueiredo
3 - Antonio Ferreira Lobo e Rita Perpétua do Sacramento (trisavós da autora deste livro) , segundo o historiador Joaryvar Macedo, foram ancestrais dos: Ferreira Lobo, Lobo de Menezes, Lobo de Macedo, Bezerra Lobo, Pereira Lobo, Lobo de Brito e outros.

4 comentários:

James disse...

Que maravilha poder encontrar aqui tantas denominações conhecidas quando coversava co meu pai Jose Bezerra lobo filho de CAMILO FRANCISCO LOBO E GENEROSA BEZERRA DE MENEZES (JUCA)DO SEGUNDO CASAMENTO. SOU JAMES BRITO BEZERRA LOBO E TENHO MAIS CINCO IRMAOS EM ORDEM DO MAIS VELHO PARA O MAIS NOVO JOSETE,JOSILSON, EU...,MARIA LEOPOLDINA ,JOANA DARC,FRANCISCO JOSE. TODOS FILHOS DE JOSE BEZERRA LOBO E JUCICLEIA BRITO BEZERRA.

Unknown disse...

Sergio Luis Barbosa, de Niteroi - RJ.
filho de Doraci Sobreira do Carmo, neto de Aurelia Sobreira do Carmo ( Solteira, Aurelia Sobreira de Menezes, irmao Pedro, Alvaro, Isarina entre outros ), natural do Ceara. Aurelia, Prima do Padre Azarias Sobreira Lobo, o patriarca de Juazeiro. O avô de Aurelia era Pedro Lobo casada com uma estrangeira, holandesa ou polonesa, no estado do Ceará. Estou procurando pistas de Pedro Lobo diante deste fantastico trabalho sobre a familia Lobo.

MARA disse...

Engraçado ! Meu Pai Adilson Durval de Oliveira , pai da Bárbara nos abandonou no ano de 1980! Simplesmente sumiu! E agora aparece nesse blog, onde casou-se com Dna. Neuma (parecido com o nome de minha mãe Neusa) em 07/09/1984 , ou seja um dia antes de eu fazer 10 anos, sem saber mais de meu pai, no dia 08/09/1974. Será que ele lembrou que a mãe dele (minha avó Iolanda Vieira de Oliveira) fazia aniversário dia 07/09 ? E que sua outra filha , minha irmã com apenas 3 anos faria 4 dia 14/09/1984 ?
Muito estranho ter que descobrir sobre ele , o que fez, dessa forma! Através de uma pesquisa , já que hoje , eu (Mara Regina De Oliveira, com 37 anos, pós graduada em história) um aluno meu chama a mesa de computação e questiona: Profe, não é seu Pai?
desculpe o desabafo ......

Ricardo Cardoso disse...

Eu estou pesquisando um Comendador Joaquim Gil Pinheiro, adquiri um livro de sua autoria (Primícias ano de 1900) este livro tem uma dedicatória do Comendador a um amigo "Antonio Ferreira Lobo no ano de 1910, este Comendador era muito religioso, a Comenda foi dada pela Igreja, será que tem alguma relação...