segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ascendência de Cícero Lobo

“... corre vigoroso e difuso nas gens do Cariri Cearense o sangue de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, e sua consorte Catarina Álvares Paraguassu. Pai de vários filhos, vindo à luz no litoral baiano, seria muito natural que descendentes de Diogo Álvares Correia penetrassem os sertões de dentro, ...e proliferando nos mais diversos recantos da região nordestina.”
(Joaryvar Macedo)
O Capitão Antonio Pinheiro Lobo e Mendonça, sergipano, descendente em linha direta de Diogo Álvares Correia e sua mulher, casou-se com a pernambucana Joana Bezerra de Menezes (ou Bezerra Monteiro), considerada a matriarca dos Bezerra de Menezes do Cariri. Joana era filha dos pernambucanos Coronel João Bezerra Monteiro e de Catarina Romão Romeiro Rodrigues de Sá, esta descendente de Luís Barbalho Bezerra, herói de Pernambuco, célebre na guerra contra os holandeses.
Joana e seu marido senhorearam as terras do sítio ou Engenho do Muquém, no século XVIII, no atual municíoio de Crato, no Ceará, o Capitão Antônio Pinheiro Lobo e Mendonça e Joana Bezerra de Menezes foram pais, dentre outros, de:
Caetana Perpétua do Nascimento Bezerra de Menezes, irmã do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, o pacificador da revolução de 1817, no Cariri.
Caetana contraiu núpcias com o paraibano Alferes Manuel de Sousa Pereira, senhor de terras no Sítio Porteiras, no vale do Rio Salgadinho, localizado entre os atuais municípios de Juazeiro e Missão Velha. Entre seus descendentes, cito os historiadores General Raimundo Teles Pinheiro e Geraldo Montedôneo Bezerra de Menezes, bem como o Coronel José Adauto Bezerra, ex-governador do Ceará.
Caetana e Manuel foram pais de:
F: Rita Maria Bezerra, que se casou com o primo legítimo Capitão João Lobo de Menezes, sento este filho de Maria do Amparo Bezerra, outra irmã do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, já aludido. Rita e João foram pais de:
N: Rita Perpétua do Sacramento, irmã de Ana Maria do Carmo, avô de Monsenhor Azarias Sobreira Lobo. Rita Perpétua contraiu núpcias com o sergipano Antonio Ferreira Lobo, proprietário de terras no lugar Buriti, no século XVIII, no atual município de Crato. Foram pais de:
Bn: Rosa Perpétua do Sacramento, irmã de Perpétua Mariana do Sacramento, de quem advieram o Dr. Otacílio Sampaio de Macedo, médico e jornalista; José Sampaio de Macedo, brigadeiro; José Hélio Macedo de Carvalho, coronel aviador e ex-comandande da Base Aérea de Campo Grande. Rosa Perpétua casou com José Joaquim de Macedo, proprietário do Sítio ou Engenho Santa Tereza, hoje município de Missão Velha. Foram pais de:
Tn: Rita Perpétua do Sacramento, irmã de Francisco Lobo de Macedo e de João Lobo de Macedo, dos quais provieram o Dr. José Denizar Macedo de Alcântara, ex-vice reitor da Universidade Federal do Ceará; o escritor Nertan Macedo de Alcântara; o historiador e poeta Joaryvar Macedo e o poeta, historiador e crítico literário Dimas Macedo, entre outros. Rita Perpétua casou-se com o cratense da mesma família Coronel Antônio Ferreira Lobo (Totonho Lobo). Rita Perpétua e Francisco Lobo foram pais de:
Qn: Maria do Carmo Ferreira Lobo (Cota), irmã do Coronel Raimundo Lobo, que foi pai de Lídia Lobo, Dr. Emídio Lobo, ex-tabelião de Crato, escritor e jornalista. Maria do Carmo (Cota) contraiu núpcias com o primo Major Pedro Bezerra Monteiro, este, filho de José Geraldo Bezerra de Menezes e Jerônima Bezerra de Menezes. Maria do Carmo e Major Pedro foram pais de:
Qn: Cícero Bezerra Lobo, antigo tabelião de Crato, nasceu na localidade de Salgadinho, Juazeiro do Norte, no dia 28 de abril de 1883. Casou-se no dia 3 de maio de 1902, na Matriz de Missão Velha, sendo celebrante o vigário Padre Pedro Esmeraldo da Silva. A noiva, que passou a chamar-se Maria Rodrigues Bezerra (Bilica), de Missão Nova, era filha de José Rodrigues de Sá (Cazuza) e Joana Tavares Simões. Essa união, que durou 56 anos, só se desfez com a morte do estóico ancião, ocorrida em 17 de novembro de 1958. Maria Rodrigues Bezerra sobreviveu ainda até 20 de outubro de 1961. Ambos foram sepultados no cemitério do Crato.
Em homenagem à Mãe Bilica, registro uma frase de Dr. Quixadá Felício, numa crônica a ela dedicada quando de sua morte: “Dona Bilica, santa durante tanto tempo, exclusivamente santa, ficou mulher na derradeira noite da vida que viveu.”
(Nota da autora:
Quanto da descendência de Pai Cícero, já constante no livro “A Estirpe da Santa Tereza”, do historiador Joaryvar Macedo, esta estava sendo atualizada pelo Frei Agatângelo de Crato, na Itália, onde residia, naturalmente seguindo a técnica que o trabalho exige.
As anotações acima coligi apenas como referência para quem venha no futuro interessar-se pelo assunto.
Quem sabe surgirá de novo nessa estirpe,
alguém com a mania de buscar-se!
Esse, certamente tentará,
pelo conhecimento de seus antepassados,
uma forma de encontrar-se!
Registros retirados do livro “Pedro Bezerra Luna - Antepassados e Descendentes”.)
Filhos do casal Rita Perpétua do Sacramento e Antônio Ferreira Lobo:
- Mariana Gonçalves de Magalhães
- Maria do Carmo Ferreira Lobo (Cota)
- Josefa Petronila de Menezes (Zezé)
- Ten. Cel. Raimundo Pascoal Ferreira Lobo
- Francisca do Carmo Ferreira (Chicó)
- Ana do Carmo Ferreira (Donana)
- Henrique Ferreira Lobo
Maria do Carmo Ferreira Lobo (Cota) casou com o Major Pedro Bezerra Monteiro, viúvo de Maria Leopoldina Bezerra de Menezes. Filhos do casal:
- Maria Ferreira de Macedo (Flor) casada com Joaquim Antonio de Macedo:
- Antonio do Carmo Pinheiro residiu no Rio e morreu solteiro.
- Rosa Bezerra de Menezes (Loló) casou com Francisco Rodrigues Luna (Filho de José Rodrigues de Sá e Joana Tavares Simões).
- Leopoldina Bezerra de Menezes (Maceda) casou com seu primo Camilo Francisco Lobo.
- Cícero Bezerra Lobo casou com Maria Rodrigues Bezerra (Bilica). Bilica era irmã de Francisco Rodrigues de Luna (pai de Pedro Bezerra Luna) e Cícero Lobo era irmão de Rosa Bezerra de Menezes (mãe de Pedro Luna)
(Notas de Cândida L. Carneiro:
- Meu avô, Cícero Bezerra Lobo, tinha portanto, uma irmã, Rosa Bezerra de Menezes, casada com um irmão de minha avó Maria Rodrgues Bezerra (Bilica) que era Francisco Rodrigues de Luna.
- Minha avó materna (Bilica) também era irmã de meu avô paterno, Antonio Tavares de Luna. )

Nenhum comentário: